RR | Ricardo Rolim - Coach de Hábitos e Master em PNL

ir para conteudo

Sou uma pessoa, no geral, como outra qualquer, que já ultrapassou alguns grandes desafios na vida, assim como todas as outras pessoas (apesar de algumas terem desafios maiores ou menores que outras). Ainda nunca conheci ninguém que não os tivesse tido. Se conheces, desconfia 🙂

Já tive Hábitos muito prejudiciais, mas como estes não são para sempre, se assim o decidirmos, substituí a grande maioria deles por Hábitos mais construtivos e úteis.

“Nós somos os nossos hábitos”, como alguém disse (aliás, muitas pessoas o disseram 😊) e eu posso dizer que alcancei um estado de felicidade, de realização pessoal e de bem-estar muito grande. Algo que está ao alcance da maioria das pessoas, se decidirem mudar aqueles Hábitos mais prejudiciais e adotar outros muito mais construtivos. E por Hábitos não quero apenas dizer aquelas ações que temos frequentemente, mas também os Hábitos de pensamento.

Nasci em 1980, sou natural de Torres Vedras, onde vivi toda a minha infância e adolescência, mas na minha idade adulta já vivi em Lisboa, Roma, Luanda e, agora, em Oeiras. Estas novas experiências iniciaram-se quando comecei a estudar, em Lisboa, no ISEG, onde me licenciei em Gestão. Sempre estive ligado a funções de Gestão, onde destaco a gestão de pessoas, o que me permitiu ser mais consciente para a diferença que existe em cada um de nós e para as nossas necessidades.

Tenho uma personalidade tendencialmente mais analítica, o que me permite ter uma visão estruturada e organizada sobre a forma como funcionam as coisas e sobre como otimizar os nossos recursos para alcançar os melhores resultados possíveis.

Gosto de números e gosto das coisas de uma forma prática. Não gosto de “engonhar” e andar às voltas.

Apesar desta tendência analítica, posso dizer que tenho um equilíbrio muito interessante (para mim) no que diz respeito aos, na minha opinião, 4 pilares de cada um de nós: Corpo, Mente, Emoções e Espiritualidade.

Por Espiritualidade, quero dizer o significado que dou à vida e a ligação comigo próprio e com algo maior que existe – universo, energia, inteligência, Deus, ou outro nome que queiras chamar.

Trabalho estes 4 pilares todos os dias, apesar do meu trabalho profissional estar mais focado na mente, corpo e emoções, no resgate da nossa vitalidade, da nossa energia, na nossa capacidade de agir, que é a base para desenvolver cada um dos 4 pilares e, consequentemente, para alcançar o que queremos ser, ter e fazer. Todos os pilares estão relacionados e o desenvolvimento de um mexe com os outros.

Comecei a interessar-me pelo desenvolvimento humano em 2012, fruto de estímulos recebidos da minha companheira, a Andreia, e desde aí nunca mais parei. É um mundo demasiado mágico para se sair dele.

À medida que fui tendo novas experiências, fui abrindo e expandindo cada vez mais a minha mente. Já tive experiências que, se não as tivesse vivido, talvez nunca tivesse acreditado que seriam possíveis.

Essas experiências moldaram-me de forma que, atualmente, parto sempre do princípio de que, até se provar o contrário, qualquer coisa é possível, porque muito do que já experienciei vai contra a lógica. Vai contra aquilo que sempre aprendemos que era a verdade absoluta.

Das poucas coisas que tomo como verdade absoluta, destaco a certeza de que se uma coisa não for percebida pelos nossos 5 sentidos, não quer dizer que ela não seja verdade.

Se ainda não tens este tipo de mindset ou mentalidade, espero que um dia venhas a ter, porque traz-te muita paz de espírito e mais facilmente sabes o que é prioritário para ti, o que te realiza e o que é o Sucesso para ti.